“Comunicação e sustentabilidade, o que uma coisa tem a ver com a outra?” é o título da minha palestra no III Fórum ABA Rio de Responsabilidade Socioambiental que acontece no dia 7 de julho, no Rio de Janeiro.
A resposta para ela está na base da metodologia que temos aplicado na R&A com clientes como mineradoras, indústrias químicas, cimenteiras ou mesmo ONGs e institutos de educação: o diálogo com públicos de interesse.
A instabilidade e a incerteza fazem parte do cenário atual. E é através da conversa bem posicionada e franca,que podemos construir relações verdadeiras, que nos ajudem, nos fortaleçam e nos capacitem a lidar com as infindáveis transformações do mundo moderno.
Sabemos que nosso conversar é determinado por medo, ansiedade e vergonha. Em nossa cultura, não são muito freqüentes as oportunidades de falar com liberdade e sinceridade. Essa situação poderá mudar de modo significativo quando conseguirmos transformar nossas conversas em trocas de intenções, em vez de continuar a fazer delas meios de ocultá-las.
Esse certamente é o maior desafio para as lideranças das organizações na atualidade. É preciso construir uma ética do dialogar, dar feedbacks e abrir portas para nos transformarmos e transformarmos o mundo. Sustentabilidade portanto, nessa cadeia de relações e conexões, necessita de comunicação, diálogo e abertura ao outro.
E você o que acha?
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nádia, que bom que vc voltou a postar! Há um tempo me conectei no teu blog (e após este ato tive vontade de fazer o meu) e estava esperando uma fala sua. Bom, sobre a pergunta: concordo, concordo, concordo. E adiciono que precisamos ajudar a deslocar a discussão da sustentabilidade para o Humano - estou neste movimento. Vamos manter contato. Bjs, Carla
ResponderExcluirSustentabilidade é um cartão de visita para qq organização que queria ser respeitada, foi o que aprendi no comitê de sustentabilidade Aberje que assisto terça-feira passada em SP.
ResponderExcluirNadia, eu assisti uma palestra sua no congresso da ABRAPCORP - a palestra foi muito boa - vc fala muito bem, passa suas experiências com muita facilidade, não é a toa que foi a única a ser aplaudida em pé, lógico não desmerecendo os outros grandes profissionais que estavam ali, mas seu potencial é um destaque.
Fiquei feliz de te achado o seu blog, não vou somente FEEDlizar, mas tbm linkar no meu blog.
Abraços,
Cibele
(www.abordorp.blogspot.com)
Na teoria? PERFEITO! Sem alteridade, sem acolhimento da pluralidade, não há a mínima liberdade possível.
ResponderExcluirNa prática o que acontece?
Um dia a gente conversa, se os deuses quiserem...rsrsrsrs
BJS!