quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Instituto Bola para Frente



Hoje foi um dia especial. Visitei o Instituto Bola para Frente para fazer a palestra de abertura da Meeting Responsabilidade Social que acontece pelo oitavo ano consecutivo. O tema esse ano foi o desenvolviemtno sustentável. O Instituto convida empresas e organizações para debater, refletir sobre como podemos avançar na construção de uma sociedade mais justa. No ano passado conheci o Instituto e fiquei encantada com o que encontrei. Primeiro conheci Jorginho e sua história. Ele nasceu ali em Guadalupe, a comunidade que nunca abandonou, mesmo depois de ter conquistado o mundo com seu futebol. Ele e Bebeto resolveram seguir o sonho. O projeto procura através do esporte desenvolver a cidadania, o protagonismo, marcando gols na conquista da auto estima de meninos e meninas sem oportunidades e sempre a mercê do tráfico de drogas e da exclusão. Existem muitos projetos semelhantes mas algo se passa ali de muito especial. Hoje acho que entendi. existe no ambiente do Bola para Frente HARMONIA, um ambiente de comprometimento de todos e todas que se vai encontrando. Caso eu tivesse que traduzir o Instituto numa imagem, num desenho, eu certamente criaria um grande sorriso em cima de cima de uma quadra. Foi uma alegria! Os meninos e meninas de todas as idades nos recebendo, a orquestra de instrumentos construídos a partir de material reciclado, o coral com meninas e meninos começando por cerca de 3, 4 anos de idade. A horta no jardim com flores com o patrocínio da Agristar, os investidores sociais misturados a profissionais de outras ONGs, tudo numa organização impecável. A palestra foi feliz, meu coração estava também sorrindo e dividindo o sonho com Jorginho: por que não um espaço como esse em cada comunidade? Por que não trabalhar no local? Deixei meu carinho para todas aquelas crianças e jovens que vi fazendo, vivendo a cidadania e a educação com uma visão global. Lembro no entanto que alguém precisou sonhar para que tudo isso virasse realidade. E claro contar com equipes competentes para fazer a gestão do sonho. Nós temos o hábito de perguntar: como vai você? Como vai a vida? Talvez a gente devesse perguntar: como vão seus sonhos?

4 comentários:

  1. O trabalho parece legal, já me deixou feliz somente de ler. Parabéns pelo comprometimento Nádia.

    Abraços,
    Cibele

    ResponderExcluir
  2. Empreendimento rimando com sonho dá um bom gol da vida. Há tempos que vemos instituições trabalhando essa relação esporte e desenvolvimento, e o Brasil tem uma vocação especial para isso. Para um país que busca sediará a Copa e pretende sediar as Olimpíadas, já estamos atrasados na expansão de iniciativas como essa. Valeu por nos trazer o relato, Nádia.

    ResponderExcluir
  3. Sem palavras...A Sr° conseguiu traduzir muito bem um sentimento que pude sentir estando ali tão próximo, participando pela primeira vez como voluntário. Mesmo morando, praticamente ao lado do Instituto, não tinha noção de como era o Bola por dentro, digo em todos os sentidos mesmo...desde o trato com os educandos, seus familiares, e entre os funcionários. Pude vivenciar em tão poucos dias, dessa Harmonia e Comprometimento, ao qual bem mencionou ao longo deste belo texto.
    Durante esses poucos dias que estive no Instituto, a impressão que tinha era a de que já fazia parte daquilo tudo a muito mais tempo...totalmente integrado a todos que formam a familia Bola Pra Frente. Fico feliz, e com um largo sorriso no rosto, por ter participado do 8° Meeting, e ter contribuido até onde eu pude, por um placar social mais justo. Parabéns Jorginho, Bebeto e a todos que também procuram de alguma forma reverter o placar em prol das crianças. Muito obrigado!
    Att,
    Eduardo Senra.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Nádia, a energia positiva e todo aquele clima no ar de cidadania, harmonia, sonhos, alegria, além de serem contagiantes poderiam servir de inspiração para todas as comunidades.
    Parabéns pela sua palestra, foi ótima! Precisamos de pessoas mais sustentáveis como você! rs
    Abs, Maria Fernanda Romero

    ResponderExcluir