quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Boomerang - Acabou o ensaio! Começa 2012!

janeiro, fevereiro e março de 2012


Não tem como! O ano novo, de verdade, só começa depois do carnaval!


E guardamos as novidades para esse primeiro Boomerang de 2012, importante ano para a história da nossa civilização. De acordo com Zygmunt Bauman – sociólogo polonês, radicado na Inglaterra - estamos num “interregno” da história da humanidade; esta situação de “interregno” – exposta pelo historiador TITO LÍVIO, na Roma Antiga em seu livro “Ab Urbe Condita”; significa que “a antiga maneira de agir não funciona mais, mas novas maneiras de agir ainda não foram inventadas.”. De alguma forma podemos lembrar-nos de Frijot Capra com seu “Ponto de Mutação”, hexagrama do I Ching que traz uma mensagem auspiciosa de que quando chega a hora a transformação acontece.


Todos os dias identificamos pistas, sinais de que o parto do novo mundo está em processo. Os desafios são imensos, porque trata-se de inventarmos uma nova economia que respeitaria nosso patrimônio planetário, nossas verdadeiras riquezas e controlaria o desesperado consumo de nós mesmos.


Ano da Rio + 20!


A transformação da Oficina em Rebouças aconteceu exatamente no Aterro do Flamengo onde vivemos a Rio 92. Preparando a programação visual do Aterro descobrimos um poder da comunicação que ultrapassava a publicidade. Descobrimos as ONGs e suas causas e o papel de uma comunicação responsável, que educa e se compromete com o desenvolvimento humano.


Estamos abertos às novas descobertas que a Rio + 20 vai produzir no nosso trabalho. Já começamos o ano num novo e inspirador espaço. A Estrada das Canoas, à beira da floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo e não por acaso no Rio de Janeiro, a cidade com potencial para ser referência do novo mundo. De um mundo diverso, que pode recriar as formas de viver nas grandes cidades, que vai ser palco da Rio + 20 e das Olimpíadas de 2016. A cidade, que se transformando, pode ser um exemplo de transformação. Queremos viver intensamente esse desafio.
Assim a Rebouças passará esse ano a utilizar suas instalações como um ESPAÇO. Assim começamos naturalmente a chamar nosso lugar. Um ESPAÇO para descontração, descompressão, reflexão. Um espaço para aqueles que querem ser aprendizes desse novo tempo. Muitas novidades vão acontecer: Café com a Rebouças, atividade relâmpago anunciada no Facebook e Experiências de Aprendizagem. Em breve essas novidades chegarão a todos que convivem na nossa rede.

Nosso objetivo é que mesmo em outras cidades nossos amigos e parceiros possam participar e contribuir para muita reflexão e produção de conteúdo. Não dependemos mais de nada para avançar, esse é o presente da tecnologia. Não existe mais tempo, matéria ou espaço. Qualquer tempo é tempo, qualquer link é um espaço e matéria voa, é energia!

Assim propomos muita vida nesse ano de 2012. Que nós todos possamos viver esse interregno com muita criatividade e espírito de novos tempos! Precisamos mudar a economia, ter instituições (empresas também) que se comprometam, uma sociedade civil que perceba seu poder de escolhas, uma governança global. Nosso desafio é simples: democratizar o conhecimento, cuidar do meio ambiente, fortalecer as mulheres e as localidades, apostar na comunicação, cultura e cidadania. Não somos, possivelmente, suicidas como constata Andre Trigueiro. Às vésperas da ameaça saberemos reagir e manter nossa casa.

Estamos pouco a pouco fazendo o que por anos achei que seria impossível. Imagine que estamos descobrindo que podemos ter outro modelo de democracia, talvez a democracia representativa que tanto esforço nos custou, já está ficando para a história. A orgia do consumo, a publicidade do que não somos, ou não queremos mais ser, mudará? O poder e a política que andaram juntos, pediram o divórcio, e agora?

Vamos inventar o futuro?

2012 será o ano das perguntas, e elas sempre abrem portas! Vamos perguntar? Vamos conversar? A R&A será pouco confortável, apesar do seu espaço agradável, porque vamos perguntar e perguntar!


ESTAGIÁRIA

A R&A recebeu com enorme alegria a estagiária Rosa Silva, estudante de Mestrado em Comunicação Empresarial na ISCEM (Instituto Superior de Comunicação Empresarial) de Portugal. Rosa é angolana, estuda em Portugal e escolheu a Rebouças para vivenciar seu estágio com foco em Responsabilidade Social. Desde sua chegada em Janeiro tem entrado em contato com as metodologias e trabalhos desenvolvidos pela R&A, sendo apresentada por Nádia Rebouças ao vasto mundo da Comunicação para Transformação.

FURNAS

A R&A realizou em Fevereiro uma experiência de comunicação face a face com foco em Feedback e Avaliação de Desempenho em Furnas.
A ação educacional teve como objetivo sensibilizar os novos gerentes de Furnas sobre a importância do feedback e da boa comunicação com os empregados no ciclo de Avaliação de Desempenho 2012.
A R&A aplicou com adaptações, um curso específico criado há 5 anos para desenvolver a habilidade da conversa em liderança empresarial e a capacitação para feedback. A experiência foi muito interessante e produtiva com espaço para simulações a atividades lúdicas.

VALE

Foi concluída a Avaliação de Aderência à Marca da Vale para o ano de 2011. Nesse trabalho, realizado em parceira com a professora e consultora Maria Aparecida de Paula, uma avaliação pormenorizada dos processos e instrumentos de comunicação utilizados pela empresa ao longo do ano, construindo assim uma análise do posicionamento e aderência à marca Vale.

ILOS

Já está em fase preparatória a produção do evento ILOS+10, previsto para o início de Março.
O ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain), com muito orgulho vivenciou um trabalho de reposicionamento há cerca de 3 anos. Como uma empresa jovem e dinâmica agora vai pensar no futuro e seus desafios para manter e consolidar o sucesso obtido até agora. Será uma oportunidade de refletir, discutir e trabalhar em grupo, num evento que promove a construção coletiva do futuro.

APOSVALE

Foi finalizada a pesquisa qualitativa - Offplan - realizada na APOSVALE (Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia) no final de 2011.
Este tipo de pesquisa se baseia na metodologia Offplan desenvolvida pela R&A, onde o input é a informação que se colhe dos discursos espontâneos dos participantes sobre o seu trabalho e a sua empresa.
Com os resultados do Offplan foi estruturado o questionário para a pesquisa quantitativa via internet - Offweb. Esses trabalhos vão nortear o desenho do planejamento estratégico e da comunicação da empresa que será construído coletivamente com a direção regional da Aposvale.

CCAA

Durante a criativa apresentação do Workplan CCAA realizada pela R&A, um grupo de colaboradores criou a música que se transformou no hino comemorativo dos 50 anos do CCAA. A apresentação contou com coral ensaiado e coreografado pelo próprio grupo.
A R&A apresentou o Plano Estratégico de Comunicação para o ano de 2012, que será implantado nos próximos meses.
Dia 15 de dezembro, na festa dos 50 anos do CCAA, Nádia fez uma palestra para a rede nacional de franquiados.

CAFÉ COM REBOUÇAS

Em breve realizaremos a primeira experiência "Café com Rebouças" no espaço Rebouças (sede da R&A) em São Conrado. A iniciativa é a primeira de várias que queremos realizar na nova casa da Rebouças, um espaço concebido para pensar e aprender a comunicação. Vamos receber convidados interessantes para falar de vários assuntos e os encontros serão abertos ao público, porém com número limitado de inscritos.

APRENDENDO A APRENDER

A R&A relança neste 1º semestre de 2012 o programa Aprendendo a Aprender, uma série de Experiências de aprendizagem com foco em COMUNICAÇÃO, Sutentabilidade e Responsabilidade Social.
O primeiro curso do ano, com o tema VISÃO GLOBAL EM COMUNICAÇÃO será um intensivo de 2 dias ministrado pela nossa diretora Nádia Rebouças e parceiros e está previsto para Março. As inscrições vão estar abertas a estudantes e profissionais da comunicação.
Recomendações Literárias:

Neste ano de crescimento e transformação a R&A tem o prazer de dividir dicas de livros inspiradores!
• Amor Líquido – Zygmunt Bauman
• O Mundo Sustentável 2 – André Trigueiro


Um comentário:

  1. adorei a ideia do café!!! :)
    vamos ver Capra aqui no Rio, Nadia? http://sustentabilidade.santander.com.br/cursos/perguntasFritjofCapra.aspx
    beijoooo!

    ResponderExcluir