quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dica de leitura



Para os que se interessam pelos temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, vale a pena ler o livro Estatuto da Criança e do Adolescente: estudos em comemoração aos 20 anos. A obra é organizado pelas professoras Andrea Boari Caraciola, Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci e Aline da Silva Freitas e publicado pela Editora LTr.

O prefácio é de Gabriel Chalita e reúne o pensamento de dezenas de autores sobre os diversos aspectos da proteção à criança e ao adolescente brasileiros emanados da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O que a diferencia da maior parte dos estudos sobre a temática é a perspectiva crítica com que os artigos são desenvolvidos, ao demonstrar os aspectos em que a referida lei efetivamente avançou e conseguiu acelerar mudanças importantes na realidade nacional, e outros em que ainda existe demasiado distanciamento entre os comandos legais e a vida social.

O livro objetiva realizar um balanço das duas décadas de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente e sensibilizar a sociedade para temas ainda não legislados e que precisam passar a merecer atenção especial. Busca, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equânime e, por isso tudo, merece ter seu lançamento prestigiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário