quarta-feira, 30 de maio de 2012

Um Rito de Passagem

Boomerang 81 - abril e maio de 2012


2012. Foram inúmeras as previsões para esse ano que vivemos! O mundo vai acabar? Os maias tinham razão?

O ser humano passa por um momento especial. Talvez o mundo não acabe. Talvez as previsões sejam de que o mundo, como o conhecemos, vai acabar. Ou será que começa a acabar? Ou será ainda, que caso a população mundial não consiga visualizar as profundas mudanças que precisa operar, o planeta entre num caminho onde as condições atuais de vida na Terra sejam outras?

 Não sabemos. Mas talvez não por acaso, o ano de 2012 será o ano da Rio + 20. Criamos uma oportunidade. Não sabemos se ela será aproveitada no nível suficiente que nossa querida casa, a Terra, precisa. Caminhamos para sete bilhões de habitantes no planeta, com quase um milhão vivendo com fome e não compartilhando de todas as nossas maravilhosas descobertas tecnológicas. Alguns comem demais, arriscando a vida exatamente como aqueles que comem menos, ou nada.

Vivemos o tempo da complexidade e dos paradoxos. Vivemos o tempo que investir em alertas que cheguem à consciência da humanidade são fundamentais, é como investir no ar que respiramos! Muitos estão completamente à margem dessa discussão. A maioria da população não tem noção que os desafios que serão discutidos na Rio + 20 impactam o nosso cotidiano.  

É muito importante que os governos cheguem a acordos inovadores. As previsões já nos anunciam que poderemos ficar decepcionados, apenas com pequenos avanços. Sabemos que a mudança que precisa ser feita é profunda: mexer com a economia para que possam surgir reflexos no meio ambiente e no social. Sabemos também que a economia só pensa em taxas de crescimento, que o PIB só mede o quantitativo. Todas essas medidas deixam o que tem vida para trás.

Mas o que os governos vão conseguir avançar tem uma importância relativa frente a nossa capacidade de ação e de transformação. O mundo está nas ruas. Esse ano inteiro movimentos sociais intensos ocuparam as ruas indicando um cansaço das condições atuais de vida no planeta.

É obrigação de cada um de nós anunciarmos, alardearmos o que esse grande encontro significará: uma oportunidade, um rito passagem.   Paralelo a essa inconsciência existem milhares e milhares de pessoas, de todas as gerações e classes sociais, pertencentes a todos os setores, que estão buscando não perder essa oportunidade. Trata-se exatamente disso, uma oportunidade!   É como se a humanidade estivesse prestes a ter um derrame, um ataque do coração! Já saímos do tempo de investir em prevenção, é atendimento de emergência. Que evitemos o pior!

Essa emergência está na minha mão e de cada um de vocês. Caso você seja uma pessoa que já tomou consciência de nosso desafio, aja. Na sua comunidade, na sua empresa, na escola de seus filhos. Não se finja de morto. Evite a morte súbita da humanidade. Fale, informe, lute contra todos os absurdos que construímos. Desde o desmatamento, não só lá na Amazônia, mas da sua rua. Plante. Recicle. Converse com o próximo, fale, impacte! Coma e cuide de seu corpo com consciência, ande de bicicleta, recuse-se a pensar que seu carro é você!  Pense antes de comprar: você precisa disso mesmo? Feche a torneira.

Não ponha sua vida a serviço do lucro, dando prejuízo à nossa casa! Pense em nova forma de lucro, aquele que ainda nem conhecemos. Revise suas taxas de investimento. Escute. Olhe para os lados, com consciência. De preferência coloque seu trabalho a serviço da vida! Sua vida a serviço da vida, sem preconceito! Viaje num avião pilotado por uma mulher! Caso uma negra te atenda num restaurante, considere a possibilidade dela ser a empresária, dona do restaurante e não uma empregada da casa. Deixe de lado esse desejo irresistível de comprar um carro novo, lembre do seu desespero no trânsito!

Procure uma nova descoberta para seu trabalho produzir menos resíduo, usar menos água, usar menos seu tempo em planilhas Excel. Invista em comunicação face a face, elimine dor no trabalho. Fique mais com seus filhos, olhe mais para o céu, de repente lá tem luas e estrelas. Enfim trabalhe para que 2012 seja não o começo do fim, mas o começo de um novo tempo da civilização. Torça pelos de bem que estarão lutando pelo melhor para os humanos. Não repita insistentemente: Ah, nada vai acontecer! Nada vai mudar! Visite a Cúpula dos Povos no Aterro do Flamengo, vá até a Karioca na antiga Colônia Juliano Moreira, acompanhe as notícias que virão do Riocentro. Viva a Rio + 20!

Caso você trabalhe em comunicação não faltarão certamente oportunidades. Trabalhe então com toda sua criatividade para descobrir e dar destaque a cada oportunidade de fazer, MAS FAZER DIFERENTE! Que muita coisa aconteça a ponto de nos surpreender.

Bom Rito de Passagem para você!


ILOS

Encontro da ILOS aconteceu em Porto Belo e resultou num plano de ação. Já foram realizadas devolutivas para sócios e colaboradores.
 

Vale

Devolutivas do trabalho de Avaliação da Comunicação interna chegou à Belém e Carajás. Nádia e Cida tiveram excelentes encontros com as equipes de comunicação.
 

Vale Minas

Palestra realizada no evento com todos os Comitês de Comunicação de Minas e Bahia. Foi um encontro maravilhoso, organização impecável na Estação de Trem da Vale em Ouro Preto.
 

Eletrobrás

Encontro com mulheres no final de março. Um evento com mini palestra e uma oficina: Como as mulheres podem ajudar no caminho para sustentabilidade? Foi incrível a quantidade de idéias que surgiram!
 

GIFE

Um encontro com organizações e empresas que investem em mulheres. Foi um encontro muito interessante durante a Conferência do GIFE. Nádia Rebouças facilitou o grupo num Diálogo para busca dos novos desafios para investimento em equidade de gênero. Quem quiser saber mais veja resumo, publicado originalmente no news letter do GIFE, no blog nareboucas.blogspot.com.br.
O Boticário – Nova pesquisa sendo realizada junto ao grupo de trabalho coordenado por Renato Manzano da Manzano e Associados.
Fundo Elas – realizou encontro na Casa do Saber sobre mulheres. Foi muito interessante ver o impacto das histórias de mulheres vencedoras, que passaram por cima dos preconceitos. Quem quiser ter melhor idéia da emoção do encontro leia no blog da Rebouças, textos produzidos por Camila Leal e Rosa Silva da Rebouças. (http://nareboucas.blogspot.com.br)
 

ABRAPCORP

Congresso científico no Maranhão; Foi um encontro fantástico. Refletir sobre a comunicação com professores de várias universidades brasileiras. Compreender como nosso desafio na comunicação é complexo. Recomendo muito ficarmos associados dessa instituição que oferece seriamente conteúdo para nosso trabalho no dia a dia. (http://www.abrapcorp.org.br).
 

Aposvale

Um dos trabalhos mais realizadores desses últimos 2 meses. Os aposentados da Vale, de várias regiões, construíram num Workplan o planejamento estratégico e o planejamento de comunicação para a organização. Agora seguimos para a implantação.
 

Fundo Socioambiental Casa

Encontro em SP com o Conselho da organização para construção dos caminhos da comunicação. Nova marca e novas estratégias de comunicação a caminho.
Palestras
Foram momentos especiais de encontro com estudantes e profissionais interessados em Comunicação e Sustentabilidade: Palestra Unigranrio (maravilhoso encontro de estudantes em Caxias), Palestra para vendedores da Unimed, Palestra no Congresso ACIJA – Associação comercial e industrial de Jacarepaguá.
 

Café com Rebouças

Já realizamos dois encontros: o primeiro em homenagem à Rose Marie Muraro com a participação de Rosa Alegria sobre as novas moedas e o desafio de novo modelo econômico. Agora em maio uma conversa excelente com o Instituto Alana e publicitários: Somos responsáveis sobre o que e como comunicamos? Já estamos planejando o próximo para julho. Junho é concentração na Rio + 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário